segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Matéria sobre Mercado de Estágio

Mercado de estágio aquecido


Com a crise mundial o mercado de empregos está sofrendo um desaquecimento, mas o mercado de estágio ainda não foi abalado e nessa época do ano as vagas estão em alta.
Neste período já é normal acontecer um aquecimento nesse mercado, pois vários estudantes estão formando ou mesmo se matriculando nas instituições de ensino e as oportunidades crescem.
Neste ano não foi diferente. Com a nova lei de estágio em vigor os estudantes têm mais benefícios, como: férias, auxílio-transporte e jornada máxima de seis horas para alunos dos ensinos superior e médio, porém as empresas deixaram de contratar no período de adaptação a lei e voltaram a oferecer oportunidades neste início de ano. O que traz uma boa notícia para os estudantes, pois a previsão é de que em todo o país sejam ofertadas 50 mil vagas, no início de 2009.
Para a coordenadora geral de estágio da PUC Minas, Professora Evanilde Martins, o mercado de estágio tem um aquecimento “nos meses de fevereiro, março, agosto e setembro, pois são solicitadas muitas assinaturas de estágio na PUC. Isso acontece pelo fato de ser um período de início das aulas e como o estágio exige um vínculo com a instituição há um crescimento dos contratos nessas épocas”.
O estágio é uma fase importante na vida do estudante, pois é o primeiro passo para a vida profissional e como grande parte das empresas exigem experiência é uma boa oportunidade para adquiri-la e adentrar no mercado de trabalho. Segundo o Diretor Secretário do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Professor Antônio Carlos Dias “o estágio é uma fase preparatória para a vida profissional e as próprias empresas afirmam que é a melhor forma de selecionar os seus profissionais, os seus futuros empregados”. Além disso ele dá uma dica, “se deve encarar o período de estágio como um período real e não como experiência qualquer e descolada do compromisso com o futuro.”


*Matéria sobre Mercado de Estágio publicada no PUC Informa de Contagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário